sábado, 18 de dezembro de 2010

Rasgando parapentes

Eu moro na montanha. Mas não é qualquer montanha; é a minha montanha. A casa onde moro fica exatamente no meio do caminho entre o cume e a base e só se chega lá passando pelo cume. A minha montanha é o paraíso dos parapentistas, que eu não sabia o que era até ver aquele trambolho enorme planando pelo céu ser esforço.

Parapentes de todos os lugares do mundo passam por aqui. Eles vêm, sobem até o alto e se jogam na imensidão com seus equipamentos de vôo até que, muito tempo depois, tocam o solo lá embaixo. Mas teve esse dia que um parapente, meio que sem querer, teve que fazer um polso de emergência nas vizinhanças da minha casa - ele havia rasgado. Eu nada tinha a ver com aquilo tudo, mas não pude deixar de oferecer minha humilde hospitalidade. E aquele era, de fato, um parapente bonito, agradável. Era bom estar com ele. Depois de um tempo que não consigo mensurar e tendo remendado o rasgo, o parapente se despediu e foi ao parapeito da encosta para ir embora, mas eu não deixei. Eu rasguei o parapente novamente e dessa vez o rasgo foi por minha causa, afinal, não queria que ele fosse. E isso me rendeu mais tempo com aquele parapente. Mas aí ele remendou o rasgo de novo e eu, novamente sem que ele soubesse, fiz outro. E era remendado. E eu fazia outro. E era remendado. E assim eu descobri um modo de ter aquele parapente para mim pelo tempo que eu quisesse.

Um dia esse parapente foi embora, é verdade. Mas outros parapentes vieram. E ficaram. Alguns, tamanho o seu encanto, eu fiz questão de rasgar de forma a se consumir muito tempo remendando. Outros eu nem olho quando passam. E agora eu sempre tenho um parapente comigo.
Porque essa é a minha montanha.


[ "You take the blue pill and the story ends. You wake in your bed and believe whatever you want to believe. You take the red pill and you stay in Wonderland, and I show you how deep the rabbit-hole goes... Remember: all I am offering is the truth, nothing more." ]

Quando a gente acredita, a gente pode fazer chover...