sábado, 30 de junho de 2007

Crônica sobre uma vida feliz

Usualmente, meu cotidiano é repleto de dias cheios de estresse com faculdade, com imprevistos, reclamações, coisas dando errado, irmãos me tirando do sério. Entretanto, é com o mesmo usualmente que eu digo que meus dias são lindos, todos eles. As coisas boas que me ocorrem estão quase sempre naquilo que alguém olharia displicentemente, e elas sobrepujam qualquer estresse diário. Tá parecendo piegas, mas esse tópico de hoje vai ser sobre essas coisas. O dia de hoje me fez refletir muito a respeito delas e da sua importância na vida de qualquer um.

Pois bem. Há de se convir que, quando se é criança, nada nos alegra mais do que ganhar aquele pirulito. Ou aquele videogame, aquela boneca, aquela figurinha que faltava no álbum do seu desenho preferido. Feliz é correr pra "pegar o campo" quando toca pro intervalo, o qual a gente chamava descaradamente de "lanche". Daí a gente cresce mais um pouquinho e o feliz passa a ser paquerar com aquela pessoa que você acha bonita, durante a aula tediosa de matemática. Foi num momento como esse que a mania de passar bilhetinhos ficou famosa e se tornou útil. E, mais feliz ainda, é saber que aquela pessoa paquera com você também, e que, mais cedo ou mais tarde, em alguma festa de amigo-secreto ou São João da turma, vocês vão se "pegar" e se curtir até enjoar. Enjoar, inclusive, não é feliz. Então pula essa parte.

Aí a gente cresce mais um pouco. Nesse instante, a maior felicidade que pode existir é passar no vestibular. E essa é uma felicidade tão grande e intensa que se espalha por todos os lados e direções com a velocidade da luz, contaminando quem quer que esteja no seu raio de ação. Pai, mãe, irmãos, tios, avós, sobrinhos, cunhados, cachorros, casas, carros, passarinhos, privadas, garrafas de cerveja, o vento, a água, o céu. É impressionante como tudo brilha e sorri pra você. Paralelo a isso, vem as felicidades secundárias: o carro, a viagem, as férias prolongadas, as festas, os amigos, as noites de curtição, os churrascos, as muitas pessoas que paqueram com você porque agora, sim, você é universitário, e por aí afora vai. Daí você entra na faculdade. Mas pula essa parte também.

Aqui você cresce mais um pouquinho. Felicidade agora é se formar, ser um bom profissional e arranjar um emprego digno. É trabalhar com prazer e saber que está sendo útil pra alguma coisa. Felicidade é quando você olha pra sua namorada (que talvez seja aquela dos bilhetinhos da aula de matemática) e, agora, já a vê como a mulher da sua vida. E daí em diante, quando você se casa, tem filhos, tem uma casa, vive bem. Quando acorda na manhã de domingo pra pegar o jornal e, despretenciosamente, "perde" quinze minutos em uma boa conversa com o seu vizinho sobre o jogo do dia anterior. Feliz é quando seu filho torce pro time diretamente rival do seu, e vocês quebram o pau dentro de casa quando tem jogo. Felicidade é quando sua mulher aprende a fazer aqueles pratos que somente ela sabe. Nessa época, felicidade é saber que ainda há muito o que se viver, embora muito já tenha se passado. Mas essa ainda não é a hora da saudade. Então, pula.

E a gente cresce. E começa a olhar pro passado, recordando-se de tudo que já se foi, e tem aquela saudade, aquela vontade de querer que tudo ocorra de novo, do mesmo jeito. Isso, sim, é felicidade. Agora, a gente senta na cadeira à beira do terraço, olhando as pessoas que passam e nos saúdam, chamando-nos de "Seu Fulano" e "Dona Fulana". Felicidade é caminhar meia hora pelo parque sem sentir dispnéia, vertigem ou paresia. É chegar até aqui com o coração de quarenta anos antes, esperando pelos próximos quarenta que virão. É gastar todo o seu dinheiro com presentes pros netos. E se você é mulher, saiba que, para eles, a sua é a melhor comida. E, de repente, você deixa de crescer aqui, nesse plano. E te deitam numa cama estranha, pequena, apertada e te colocam num buraco só pra depois jogar areia em cima. Areia essa que, quase sempre, vem acompanhada de rosas, lágrimas e saudades.

Mas a gente cresceu. E como cresceu.

[ "You take the blue pill and the story ends. You wake in your bed and believe whatever you want to believe. You take the red pill and you stay in Wonderland, and I show you how deep the rabbit-hole goes... Remember: all I am offering is the truth, nothing more." ]

Quando a gente acredita, a gente pode fazer chover...