sábado, 7 de agosto de 2010

Colhendo o que se planta

"A gente colhe o que a gente planta". Vai dizer que você nunca escutou isso da sua mãe? Toda vez que escutava a minha dizendo sempre me imaginava um jardineiro, colhendo flores vermelhas à beira de um jardim qualquer. Ah, a inocência das crianças. Mas aí, a medida que o tempo foi passando, essa frase foi começando a fazer o sentido que minha mãe queria que se fizesse desde o início, influindo diretamente no meu modo de agir. E, creio, não foi assim só comigo. É algo deveras difundido que, tal qual o jardineiro da minha imaginação, a gente realmente colhe o que a gente, um dia, plantou.

Isso, como muitas outras coisas da vida, é resultado de um encadeamento inato e natural dos acontecimentos ao nosso redor. Traduzindo: o que se faz retorna, de alguma forma, para quem o fez, qualquer que seja a ação feita. Nesse ponto, a vida foi bem justa, mostrando que o que nos acontece é fruto - e, por isso, colhido - direto das nossas atitudes. Demora-se um tempo pra se perceber, lógico, porque, por vezes, o ciclo depende de muitas variáveis para ser completo, precisando de acontecimentos interdependentes entre si. Daí o porquê de muitas pessoas não acreditarem realmente que o que elas fazem vai findar retornando para elas... falta-lhes atenção ou paciência para esperar, para deixar que a vida faça sua parte, e isso, como já dito, pode levar tempo. Assim como a flor que, depois de plantada, leva tempo para florescer.

E interessante é quando se percebe que as coisas estão acontecendo de volta conosco. Para as pessoas essencialmente boas, isso é muito nítido. De repente, a vida começa a dar certo, as coisas se encaixam, tudo parece maravilhoso. E, em grande parte das vezes, vem num momento que tudo parece dar errado, como se fosse obra do divino. Na verdade, no fundo, nada mais foi do que obra da própria pessoa, e ela, em euforia, não percebe que é o motivo da própria felicidade. E as boas pessoas, aquelas que perseveram na bondade desmedida, são grandes merecedoras das coisas boas que lhes retornam, uma vez que, muitas vezes, em sua imensa bondade, acabam passando por maus bocados em razão da pureza de suas ações. E não há quem não se alegre ao ver coisas boas acontecendo com boas pessoas. Para os não tão bondosos assim, a coisa funciona basicamente do mesmo jeito, mas com um plus. O que retorna, retorna com maior intensidade, em um pior momento e da pior forma que possa acontecer - é a tal da lei de Murphy. E de novo, lógico, isso é o resultado claro e previsível daquilo que se opera na sua mente e coração. Nesses casos, quando a pessoa ainda tem um pouco de sensatez e o dano não é permanente, há a possibilidade de se tirar grandes lições do ocorrido, inclusive podendo mudar o caráter com um breve exame de consciência. Portanto, de um jeito ou de outro, o que você faz é o ponto zero daquilo que lhe ocorrerá num futuro não tão longínqüo.

Por isso, se você é uma pessoa boa e acha que a vida só te passa a perna, não desanime. Sua hora vai chegar, mesmo que se derrame, no caminho, alguma lágrima ou gota de suor. Às vezes nos traímos fazendo coisas que nem são do nosso feitio por achar que a vida é injusta e que "bonzinho só se fode", mas basta dar tempo para que a natureza faça seu papel. Uma coisa leva a outra, que leva a outra, que leva a outra que, enfim, levará a você. Sempre. E também, se você tem malícia no coração, cuidado! Um dia, como também diz minha mãe, a casa cai. E cai daquele jeito: na pior hora e da pior forma, sempre visando o maior dano possível. Daí quando estiver tudo no chão e você olhar em volta vai encontrar apenas olhares dizendo "é, bem que eu avisei". Por isso, pensem várias vezes na hora que aquela velhinha pedir ajuda a você para atravessar a rua. Um dia, com toda certeza do universo, você estará rezando pra que apareça alguém pra atravessar a rua com você.








Post Scriptum 1: Eu escondi esse tempo todo, mas ela acabou descobrindo (droga!)... Juju, foi pra você! [hUAHuahuHAUhauHAUHuahuHAUha].

Post Scriptum 2: Coisa boas, coisas boas, coisas boas...


[ "You take the blue pill and the story ends. You wake in your bed and believe whatever you want to believe. You take the red pill and you stay in Wonderland, and I show you how deep the rabbit-hole goes... Remember: all I am offering is the truth, nothing more." ]

Quando a gente acredita, a gente pode fazer chover...