domingo, 8 de julho de 2007

Como ser um super-herói

Se você tiver músculos, ajuda. Super-força, visão de raio-X, ultra-velocidade também. Saber voar, soltar raios pelas mãos, subir pelas paredes, controlar a chuva e dirigir (?) pode ser útil. Enfim, ser um super-herói não é tão complicado assim: nada que algumas habilidades esquisitas e um ou dois sujeitos com cara de mau não resolvam. Daí você pode criar sua própria roupa, com símbolos legais, letras que brilham, muita purpurina e uma capa pra lá de duvidosa. Coloca tudo numa pessoa sem qualquer senso de vergonha e BUM!... aí está o seu novo super-herói.

Mas o mais legal a respeito dos super-heróis não são suas habilidades, suas roupas, seus inimigos e essas coisas clichês. O mais legal é que, não importa o que haja, eles sempre estão lá por você. Sempre. Pode ser uma velhinha precisando atravessar a rua, um gatinho preso numa árvore, um prédio em chamas, um cometa que ameaça a vida na Terra. "Um pássaro? Um avião?". Dah... é apenas ele vindo salvar o dia mais uma vez. Daí tem todas aquelas explosões, e pessoas correndo perigo, e coisas pegando fogo, e gritos, e desepero e, de alguma forma que ninguém sabe ainda, ele consegue dar conta de tudo. E vai embora como se isso não passasse de um favor, uma obrigação, sem nenhum arranhão ou sinal de cansaço. Isso sim que é vida.

É assim que a gente cresce: idolatrando historinhas que nos fazem querer ser assim como eles. Eu mesmo tinha uma pilha enorme de gibis do Homem-Aranha. Até hoje, não há nada que se relacione a ele e que não me faça sentir aquela sensaçãozinha que eu sentia quando criança, aquele friozinho na barriga, aquela vontade de explodir. E a gente vai crescendo e vendo que tudo aquilo não passava de uma mentira boba, porém boa. Uma mentira que a gente fazia questão que fosse mentida, semana após semana, que era o período entre uma revistinha e outra.

E o melhor de ser endeusar um super-herói quando criança é que você cresce com todos os valores legais pregados por eles. Ser legal com as pessoas, ajudar quem precisa, ser forte, saber lidar com os problemas. Afinal, os heróis são, no fundo, uma pessoa qualquer. É assim com Peter Parker, com Reed Richards, com Anthony Stark, com Bem Grimm, com Matthew Murdock, com Scott Summers, com Norrin Radd, com Bruce Banner, com Jean Grey, com Hank McCoy, com Bob Drake, com Charles Xavier e com tantos outros . Isso, de certo modo, torna-os mais próximos de nós mesmos. E, com isso, a gente vai aprendendo a ser como eles, sempre dispostos a salvar o dia de alguém. E salvando o dia dos outros descobrimos nossos 'super-poderes' e percebemos que fora dos gibis os super-heróis somos nós. Somente nós.

Tia May disse uma vez, no segundo filme do Homem-Aranha, algo que resume bem o que é ser um super-herói. Uma das mais belas falas, eu diria. Vai muito além do que se propõe dentro do filme. Era mais ou menos assim: "He knows a hero when he sees one. Too few characters out there, flying around like that saving old girls like me. And Lord knows, kids like Henry need a hero - courageous, self-sacrificing people setting examples for all of us. Everybody loves a hero. People line up for them... cheer them... scream their names. And years later, they’ll tell how they stood in the rain for hours just to get a glimpse of the one who taught them to hold on a second longer. I believe there’s a hero in all of us... that keeps us honest... gives us strength... makes us noble... and finally allows us to die with pride, even though sometimes we have to be steady and give up the thing we want the most - even our dreams." que, traduzindo pro bom e velho português, fica mais ou menos assim: "Ele reconhece um herói quando vê um. Quase ninguém por aí chega daquele jeito salvando 'garotas' como eu. E Deus sabe que crianças como Henry precisam de um herói - pessoas corajosas e altruístas que servem de modelo para todos nós. Todos mundo gosta de um super-herói. As pessoas se unem por eles... torcem por ele... gritam seus nomes. E anos depois, eles vão lembrar como ficavam horas na chuva aguardando apenas o momento de ver aquele que os ensinou a esperar um pouquinho mais. Eu acho que há um héroi em cada um de nós... que nos mantêm honestos... nos dá força... nos enobrece... e, finalmente, permite-nos uma morte gloriosa, mesmo que às vezes nós tenhamos que permanecer firmes e desistir daquilo que a gente mais deseja - até mesmo dos nossos sonhos."


Agora levante a bunda dessa cadeira e vá salvar o dia de alguém. Vá, vá...







Post Scriptum: Esse post de hoje é totalmente dedicado a todo mundo que foi ao Hemocentro, quinta-feira, doar sangue pro garotinho que está com leucemia. Vocês foram os verdadeiros super-heróis. E quem ainda não doou, ainda está em tempo de virar super-herói também.
[ "You take the blue pill and the story ends. You wake in your bed and believe whatever you want to believe. You take the red pill and you stay in Wonderland, and I show you how deep the rabbit-hole goes... Remember: all I am offering is the truth, nothing more." ]

Quando a gente acredita, a gente pode fazer chover...