domingo, 5 de setembro de 2010

Sobre caminhos - LoTR

Nesse momento, Elrond saiu com Gandalf, e chamou a Comitiva até ele.

- Esta é minha última palavra - disse ele em voz baixa - O Portador do Anel está partindo na Demanda da Montanha da Perdição. Apenas sobre ele recaem exigências: de não se desfazer do anel, nem entregá-lo a qualquer servidor do inimigo, nem sequer deixar que qualquer pessoa o toque, com a exceção de membros da Comitiva e do Conselho, e mesmo assim em caso de extrema necessidade. Os outros partem com ele como companheiros livres, para ajudá-lo no caminho. A vocês é permitido permanecer em algum ponto, ou voltar, ou desviar por outros caminhos, como o destino permitir. Quanto mais avançarem, mais díficil será recuar; apesar disso não lhes é impingido qualquer juramento ou compromisso de continuar além do que estiverem dispostos. Pois vocês não conhecem a força dos próprios corações, e não podem prever o que cada um vai encontrar na estrada.

- Desonesto é aquele que diz adeus quando a estrada escurece - disse Gimli.
- Talvez - disse Elrond -, mas não jure que caminhará no escuro aquele que ainda não viu o cair da noite.
- Ainda assim, o juramento pode fortalecer o coração que treme - disse Gimli.
- Ou destruí-lo.








Post Scriptum: Melhor livro de todos os tempos. Devia ser paradidático obrigatório em todas as escolas de ensino fundamental.


[ "You take the blue pill and the story ends. You wake in your bed and believe whatever you want to believe. You take the red pill and you stay in Wonderland, and I show you how deep the rabbit-hole goes... Remember: all I am offering is the truth, nothing more." ]

Quando a gente acredita, a gente pode fazer chover...