domingo, 11 de setembro de 2011

Duas-caras

Ah!, minha moeda de estimação. Tão querida! Andava com ela para cima e para baixo, sempre revirando-a entre os dedos, jogando-a para o ar a esmo, observando suas ranhuras, seu relevo, suas peculiaridades mais discretas, os detalhes... Eram os vinte e cinco centavos mais queridos do mundo. De estimação de fato. Não saía de perto de mim. Sempre comigo inclusive nas horas difíceis onde o fato de tê-la apenas na mão já parecia amenizar em muito qualquer angústia. Que moeda querida!

E teve até essa vez na qual tinha uma escolha muito difícil a fazer e aquilo parecia sugar toda a minha energia. Perdia horas ponderando a fim de fazer a escolha mais acertada, mas nada parecia me agradar suficientemente. Aí eu parava por um momento, tirava minha moedinha do bolso, e começava a jogá-la para o alto como se aquele gesto fosse escolher por mim e, com isso, acabar com a minha miséria. E de repente, involitivamente, eu já tinha atribuído à cara e à coroa cada uma das escolhas que não conseguia tomar por si. E brinquei jogando a moeda para o alto e vendo o que ela me mostraria. Cara, coroa, cara, coroa...

E, em meio à brincadeira, subitamente parei: descobrira o que queria. Não que a moeda tivesse, de fato, escolhido por mim, mas, naquele breve momento no qual ela estava girando no ar, eu repentinamente sabia exatamente que escolha eu queria que ela tomasse quando caísse na minha mão.

Ah, minha querida moeda...


[ "You take the blue pill and the story ends. You wake in your bed and believe whatever you want to believe. You take the red pill and you stay in Wonderland, and I show you how deep the rabbit-hole goes... Remember: all I am offering is the truth, nothing more." ]

Quando a gente acredita, a gente pode fazer chover...