A ciência já especula que a teoria que afirma existir um único universo é uma furada. O termo mais correto seria "multiverso", uma vez que são muitos os universos previstos. Mas calma! Não precisa entrar em crise existencial... ainda. Um desses muitos universos, de fato, é o seu - ou nosso. Nele, especula-se que existam cerca de duzentos bilhões de galáxias, que nada mais são do que aglomerados de estrelas. Uma dessas galáxias é a nossa: a Via Láctea, que por ter uma cor que lembra o branco do leite, foi alcunhada assim. Dentro dela, estima-se que haja cerca de cem bilhões de estrelas, o que não chega a ser muito para uma galáxia em si. Um dessas estrelas, pasmem, é o nosso glorioso sol, aquele pontinho sempre brilhante que garante a sua felicidade durante o verão. Em volta dele, como você bem pode lembrar das aulas de biologia da, sei lá, quinta série, giram massas planetárias sem luz própria - nove, para ser mais exato (ou oito, dependendo da sua corrente filosófica) - conhecidas como planetas. A terceira delas a partir do sol é, pasmem de novo, o nosso querido planeta Terra. Sem especular muito, sabe-se que na Terra ocorre um fenômeno pouco usual para o resto do universo, que é a existência de vida. Atualmente, foram catalogadas cerca de três milhões de espécies vivas, muito embora se avente a existência de pelo menos trinta milhões. Dentre esses três milhões de espécies conhecidas há uma bastante peculiar e excêntrica conhecida como Homo Sapiens, muito famosa por possuir telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor. Segundo estudos da própria espécie, estima-se que haja pouco mais de seis bilhões de exemplares da mesma circulando pelo planeta e um desses exemplares, pasmem, é você.
Ou seja, você está aí agora olhando para a tela do seu computador em meio a outros seis bilhões iguais a você, vivendo em conjunto com outras três milhões de espécies diferentes, num planetinha que, junto com outros oito (ou nove), fica dando voltas ao redor de uma estrelinha que é só uma em meio a outras cem bilhões, dentro de uma galáxia que também é só mais uma em meio às outras duzentas bilhões de galáxias universo adentro. E olhe que nesse arrodeio todo em nem falei que isso é só aqui, no nosso universo.
Por isso e exatamente por isso, pense bem antes de achar que só você faz as coisas do jeito que você faz. Ou pensa. Ou age. E jamais - jamais - saia por aí de novo dizendo que a sua religião é a melhor, que o seu sotaque é o mais bonito, que o único lugar que presta é aquele onde você vive e que o mundo realmente precisa de você aqui. A ciência e a probabilidade acabaram de provar que não.
Pronto, Homo Sapiens. Agora pode entrar na sua crise existencial.